A situação se agravou nas emergências que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre. Em razão da superlotação, a emergência pediátrica do Hospital São Lucas da PUCRS suspendeu o atendimento a pacientes novos neste sábado, o que já havia ocorrido no setor para adultos na noite dessa sexta-feira. No Santa Clara e no Dom Vicente Scherer, ambos da Santa Casa, além dos pacientes já internados, somente casos graves são atendidos.
A ala pediátrica do São Lucas atendia o triplo da capacidade, que é de seis leitos, na manhã de hoje. Na emergência adulto, onde só há 13 vagas, a situação é semelhante. O Hospital Dom Vicente Scherer somava 27 pessoas, mas trabalha com espaço para 10 leitos. Já no Santa Clara, havia registro de 16 pacientes em um lugar para 12. O Hospital da Criança Santo Antônio atendia 25 crianças (sete a mais que ontem à noite) em um espaço que comporta 13 leitos.
Situação crítica ocorre também no Hospital de Clínicas, onde a pediatria recebia 26 crianças em um espaço para nove. Na emergência adulta, 156 pessoas eram atendidas em um espaço com 49 leitos. Ontem, eram 169. Já o Grupo Hospitalar Conceição informou que a emergência do Hospital da Criança tinha 20 pacientes, para 14 leitos e o Conceição, 135 adultos para 61 vagas.
Parte dos pacientes com quadro de baixa complexidade foi transferida, ao longo da semana, para o Hospital Universitário, de Canoas, onde 25 leitos de retaguarda foram abertos, em um primeiro momento, em parceria com o Ministério da Saúde.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário